Micro-consoles prometem ser alternativas para plataformas tradicionais. Será?
VIDEOGAME DA APPLE?
- O Apple TV é vendido como um centro multimídia para sua sala de estar, mas na verdade é quase um videogame. Você pode baixar jogos no seu iPad ou iPhone e depois jogar na tela da TV usando a tecnologia AirPlay. Não chega ser um console, mas essa maquina tem poder equivalente, se não superior a todas as outras relacionadas nesta matéria – e que pode ser usado pela Apple caso ela decida entrar nestes mares.
Mas há espaço também para uma velha conhecida do público gamer: a Valve. Não é segredo de estado que a empresa de Gabe Newell está trabalhando em uma plataforma para ampliar a distribuição do Steam, a loja online mais popular entre os jogadores.
Ou seja, são quatro novos videogames que estão chegando, mas se eles vão dar certo caberá aos jogadores decidirem. E você? Acha que o mercado de videogames tem espaço para novos competidores? Não esqueça de deixar a sua opinião no espaço reservado para comentário no final da matéria.
OUYA
![]() | Lançamento: Março de 2013 Preço: US$ 99 |
Com a premissa de ter todos os jogos “grátis para testar” e ser
“amplamente ‘hackeável’”, a ideia do Ouya convenceu mais de 63 mil
pessoas e arrecadou mais de US$ 8,5 milhões no Kickstarter.
O segredo para o preço baixo está na configuração do console, muito próxima ao que vemos em smartphones e tablets. A ideia do Ouya não é levar games feitos para celulares ou tablets para jogar na TV (embora isso seja possível), mas ter títulos próprios para ser jogado com um controle e numa tela grande. O Ouya é um videogame pensado nos desenvolvedores independentes e com menos burocracia para publicar jogos, muito diferente do que acontece atualmente com o Xbox 360 e PlayStation 3. |
Atualmente existem mais de 100 jogos em desenvolvimento para o
console entre eles, "Minecraft", "Canabalt", "Shadowgun" e a prequel de
“Human Element”, jogo de Robert Bowling, ex-criativo da série “Call of
Duty”. |
GAME STICK
![]() | Lançamento: Abril de 2013 Preço: US$ 79 |
Colocar o jogo de seu smartphone na TV da sala. Essa é a principal
característica do GameStick, aparelho que está escondido dentro de um
joystick que lembra o Classic Controller Pro do Wii.
Criado pela Play Jam, uma empresa não muito conhecida no mundo dos games, mas que é uma das principais companhias no ramo de conversão de jogos para Smart TVs, como "Phineas & Ferb", "Slingo" e "Wall-e". Em sua essência, o GameStik segue a mesma onda do Ouya, usando um hardware baseado em plataformas móveis e com sistema operacional Android, porém as especificações técnicas mostram que o Ouya tem uma pequena vantagem, graças à placa Tegra3 da Nvidia. |
Os criadores do projeto dizem que este é o melhor videogame para
se levar em viagens, pois ele nem precisa de energia elétrica para
funcionar: basta ligar na TV e sair jogando. |
PROJECT SHIELD
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A Nividia é uma empresa gigante da computação e desenvolve placas
gráficas para computadores e também os processadores para smartphones e
tablets – componentes que estão tanto no Ouya, quanto no Game Stick.
Porém a ideia do Shield não é ser um videogame de mesa e sim um
portátil.
Usando a recém-anunciada Nvidia Tegra 4, o projeto Shield pretende colocar a comunidade de desenvolvedores Android trabalhando para fazer um portátil e com jogos potentes o suficiente para rivalizar com seus concorrentes (3DS e PS Vita). Quem tem um computador com uma placa de vídeo da Nvidia vai poder rodar os jogos que estão instalados no PC direto na tela do portátil. Para isso será necessário estar em rede local para que o jogador não sinta atrasos. |
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É claro que colocar uma tela sensível ao toque em um controle de
Xbox 360 pode não ser um atrativo para a maioria dos jogadores, são os
games que vão indicar ao jogador se vale a pena testar este portátil.
Existem outros detalhes que a Nvidia ainda não revelou e é bom ficar de
olho num futuro próximo. |
STEAM BOX
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A Valve está desenvolvendo um sistema próprio para levar o Steam
de uma forma mais fácil para as TVs da sala de estar e isso não é
segredo. O software já está pronto, é o modo Big Picture, mas a máquina
em si ainda não foi revelada.
Gabe Newell disse em entrevista para o site The Verge que está conversando com diversas empresas para trazer o o Steam Box para o mundo real. Isso inclui fabricantes de PCs e até mesmo um controle que fará leituras biométricas. Segundo ele, o Steam Box será uma plataforma robusta, com CPU e GPU dedicadas e que, ao mesmo tempo, uma máquina silenciosa e com boa aparência para ser exibida na sala de estar. |
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Ainda não há data para o console ser revelado, porém, nesta mesma entrevista, Newell confirmou que o Steam Box vai usar o sistema operacional Linux - por isso a Valve está empenhada de fazer o Steam totalmente compatível com o pinguim. |
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