sexta-feira, 30 de novembro de 2012

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Possibilidade de PlayStation 4 e Xbox 720 bloquearem jogos usados divide indústria

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(Do UOL, em São Paulo)

Para quem joga videogame emprestar jogos dos (e aos) amigos, ou então fazer algum rolo com games de segunda mão, é algo tão natural quanto necessário – o bolso agradece. O problema é que tais práticas podem estar com os dias contados: se os rumores que circulam pela internet há algum tempo se confirmarem, os sucessores do PlayStation 3 e Xbox 360 trarão mecanismos para bloquear games usados.
Tanto Sony quanto Microsoft estariam preparando uma tecnologia para atrelar o disco à conta do jogador na PlayStation Network e na Xbox Live, respectivamente. Com isso, passaria a ser impossível o jogo rodar em outra máquina, a não ser mediante o eventual pagamento de uma taxa. Você tem o “FIFA” e combinou de ir jogar na casa de um amigo? Então seria preciso levar o seu videogame também.
A ideia, de forma geral, está sendo vista com bons olhos por desenvolvedores e publishers. Na verdade, parece ser uma questão de sobrevivência, já que de acordo com alguns deles o comércio de jogos usados pode arruinar a indústria. "Em geral as pessoas não entendem o quanto custa criar essas experiências épicas que colocamos nas prateleiras por apenas US$ 60”, disse Jameson Durall, game designer da Volition através do blog AltDevBlog.
A questão é que, para desenvolvedores e publishers cada venda de jogo usado é uma venda perdida. Há até quem culpe o comércio e o escambo de segunda mão pela crescente diminuição de títulos exclusivamente single-player: “Conheço publishers que interromperam a produção de jogos porque sabem que a maioria das lojas não vai repor estoque após o lançamento inicial, já que confiam na venda dos usados", garantiu David Braben, fundador da Frontier Developments, ao Gamasutra.
Alguma coisa já está sendo feita: quem nunca se deparou com um código para acessar o multiplayer ou algum conteúdo exclusivo? Vide os casos de “FIFA 12” e de “Mortal Kombat”, só para mencionar dois.
Outro efeito colateral dos usados foi forçar a publishers a apostarem todas as suas fichas em vender os jogos logo no lançamento, já que três meses depois as cópias novas encalham ou somem das prateleiras. "Se os jogos usados continuarem nessa rota, vão canibalizar a indústria de games", adverte Denis Dyack, líder da Silicon Knights.
A Gamestop e os usados
A Gamestop, maior rede de lojas de jogos dos Estados Unidos, encontrou um nicho e tanto nos usados, que hoje representam 42% dos lucros da empresa. Tamanho poder de barganha permitiu a Paul Raines, CEO da Gamestop, vir a público e cravar que não acredita num eventual bloqueio de jogos usados por parte de Sony e Microsoft: “É improvável que aconteça, pois este modelo ainda não tem eficácia comprovada”, disse ao SlashGear.
Em suma, a base de 42% dos negócios da Gamestop está focada na prática de comprar o game do jogador e vendê-lo a outro por pelo menos o dobro do valor. E de novo, e outra vez. Tal cultura está de tal forma introjetada na rotina dos jogadores norte-americanos que bloquear o acesso aos usados seria como acrescentar US$ 20 ao preço de um game novo, já que o consumidor adquire um título no lançamento já pensando vendê-lo dali alguns meses (semanas?) para abater o preço da próxima aquisição.

Para Michael Pachter, analista do Wedbush Securities, se Sony e Microsoft insistirem na ideia do bloqueio de forma unilateral, a Gamestop poderia se recusar a colocar o PS4 e o Xbox 720 em suas prateleiras, o que seria fatal para as vendas dos consoles. “Se alguém fizer isso e outros não, este que o fez verá uma perda de fatia de mercado”, disse o analista ao GamesIndustry.
E não é apenas Pachter que não acredita na adoção de uma medida tão extrema por parte das empresas: para David Cole, gerente de pesquisa do DFC Intelligence, Sony ou Microsoft não seriam “tolas” o suficiente para bloquear jogos usados, pois isso desagradaria os “jogadores hardcore”. “Os consumidores se rebelariam”, acredita.
E a solução?
A distribuição digital, que certamente terá presença muito mais forte na próxima geração de videogames, por natureza já inibe a troca ou empréstimo de jogos, pela ausência da mídia física. Some-se a isso a ideia de que os consoles, especula-se poderão exigir conexão permanente à internet e fica latente que, de fato, a discussão em torno dos jogos usados ainda vai render pano pra manga.
Qualquer medida extrema, além de gerar rejeição por parte dos jogadores, certamente vai enfrentar o (contra-)ataque de crackers, que se esforçarão para derrubar o bloqueio. O caminho parece apontar para um debate saudável entre indústria (desenvolvedores, varejo, publishers) e jogadores, talvez em torno de um mercado planejado de escambo e venda de usados.
Até lá, muito do assunto vai ficar focado em opiniões extremas, como a de Chris Avellone, chefe criativo da Obsidian Entertainment, dita ao Industry Gamers: "Espero que a distribuição digital dê uma facada no coração do mercado de games usados".

''Veremos Xbox 560 antes do 720'', diz criador de "Madden"

  Project Natal é aposta da Microsoft para revitalizar o Xbox 360

  • Project Natal é aposta da Microsoft para revitalizar o Xbox 360
Rich Hilleman, produtor da série "Madden Football" na Electronic Arts, reconhece que a Microsoft e a Sony "quase faleceram" ao fabricar o PlayStation 3 e o Xbox 360, respectivamente. Por conta disso, ele acredita que veremos muitas atualizações incrementais nas plataformas antes da chegada da próxima geração.

"Imagino que veremos um PlayStation 3.5 antes de um PlayStation 4 e um Xbox 560 antes de vermos um 720," disse Hilleman ao site VentureBeat.


As afirmações são baseadas em anúncios feitos recentemente pelas companhias. A Sony lançará um PS3 Slim enquanto a Microsoft desenvolverá o Project Natal, que propiciará um relançamento do atual console.

Sucessores do PS3 e X360 devem chegar às lojas 'em um ano', diz EA

 

Colocando mais lenha na fogueira sobre os sucessores do PlayStation 3 e do Xbox 360, Frank Gibeau, presidente de marcas da Electronic Arts, disse em entrevista ao site Bloomberg que os videogames vão chegar às lojas "em aproximadamente um ano".
"Os novos videogames vão chegar em aproximadamente um ano. Estamos naquele período em que o mercado começa a ficar mais devagar e então você tem um novo game que promete mudar tudo com uma nova tecnologia, um novo console e outro período de crescimento", explicou Gibeau.
O executivo não revelou detalhes sobre os novos videogames, mas comentou durante a Gamescom deste ano que já viu os dois consoles e que, no momento, a indústria já vive o período de transição para as próximas plataformas.


Uma nova geração de rumores
Já se ouve falar há algum tempo sobre o sucessor do Xbox 360. Em fevereiro, por exemplo, o site MCV informou que a Microsoft tinha planos de apresentar o novo videogame na E3 2012, que acontece de 5 a 7 de junho em Los Angeles, nos EUA. Entretanto, a empresa veio a público dizer que não tem intenções de anunciar o novo console durante o evento.
"Enquanto nós apreciamos todo o interesse do público em nossos planos de longo prazo, podemos confirmar que não haverá uma palavra sequer sobre o novo hardware do Xbox na E3 ou em qualquer momento em breve", disse a empresa em março.
A Sony também fez o mesmo, e jogou um balde de água fria em quem apostava ver a próxima geração de consoles durante a E3 2012.
Em janeiro deste ano, Kaz Hirai, que então era o presidente da divisão de produtos para consumidores da Sony, declarou que a empresa não vai mostrar nada sobre o sucessor do PlayStation 3 durante a feira.
"Eu sempre disse que o PlayStation 3 teria um ciclo de vida de 10 anos e não existe razão para mudar de ideia", disse Hirai na ocasião.
Enquanto isso, vários estúdios já trabalham em projetos para os sucessores do PS3 e Xbox 360. A Remedy, de "Alan Wake" tem um título em desenvolvimento, ainda sem nome. O Team Bondi, de "L.A. Noire", anunciou recentemente a produção de "Whore of the Orient", para PC e consoles da próxima geração.

Gerente do Windows Live confirma desenvolvimento do sucessor do Xbox 360


Falando ao site The Verge, o gerente geral do Windows Live, Brian Hall, confirmou, por acidente, o desenvolvimento do sucessor do Xbox 360.
O executivo falava sobre o novo Outlook, da Microsoft, quando disse que "é hora de fazer algo novo, trazer o melhor de cada um desses produtos [falando sobre o Outlook e Hotmail] e lançar tudo isso bem à tempo da nova onda de produtos que estamos preparando, com Windows 8, com a nova versão do Office, com o novo Windows Phone e o novo Xbox".
É a primeira vez que um executivo de alto escalão da Microsoft fala abertamente sobre o próximo console da empresa.


Realidade aumentada
Não há informações oficiais sobre o sucessor do Xbox 360, mas diversos rumores sobre seu desenvolvimento circulam pela internet.
Em junho,  um documento de 56 páginas, supostamente vazado da Microsoft, apareceu na rede, detalhando os planos da empresa para a próxima geração. O "Xbox 720" teria suporte a discos Blu-ray, suporte nativo ao 3D, apps, um sensor adicional e compatibilidade com periféricos.
Além da promessa de performance 6 vezes superior à do Xbox 360, há menção a resolução 1080p real com suporte total a 3D e um status de "permanentemente ligado" para o console. Um dos slides mostra que o próximo Xbox será desenhado para ser escalável em termos de quantidade e frequência de núcleos de CPU.
Segundo o documento, a Microsoft posiciona o Xbox 720 como "o único aparelho necessário para entretenimento na sala de estar", citando a capacidade de gravar conteúdo da TV e a unificação com o Windows 8, o que facilitaria o desenvolvimento de aplicativos focados no PC, Xbox e Windows Phone.
Para completar, o Kinect teria processamento dedicado no hardware.
O videogame custaria US$ 299, com o Kinect 2 incluso e um ciclo de vida previsto para 10 anos, com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

Por acidente, Crytek confirma codinome do próximo Xbox

 

A Microsoft ainda não confirma, mas há um novo – e forte - indício de que Durango é mesmo o codinome do sucessor do Xbox 360. Após o Kotaku adiantar a novidade, agora é a vez do artista sênior da Crytek, Sean Tracy, deixar o segredo 'escapar' em seu Twitter.
"Curtindo uma conferência de desenvolvedores do Durango em Londres. Até agora, muito trabalho e conversas interessantes", disse o designer.
Tracy comentou também ter visto "uma série de vídeos licenciados da CryEngine" que estariam disponíveis para o público "mais tarde, na semana que vem", o que parece sugerir novidades para a GDC 2012. O evento reúne desenvolvedores de jogos de todo o mundo e acontece nos EUA na próxima semana com cobertura in loco de UOL Jogos.
Durango é um dos 31 estados do México, o que está de acordo com o padrão da Microsoft em usar nomes de locais reais para seus projetos. O Projeto Natal, como era chamado o Kinect, se referia à capital do Rio Grande do Norte

será que vão lançar o xbox 720 eo ps4 a playstation vai  lança um novo console  em cima do outro lançarão pouco tempo atrás um novo modelo de playstation3 será comentem 

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